segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Capitulo 14 [Ciclos Biogeoquímicos.]

*Ciclos Biogeoquímicos


Esquema do Ciclo da Água, um dos principais Ciclos Biogeoquímicos.
O ciclo biogeoquímico é
o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento é absorvido e reciclado por componentes bióticos (seres vivos) e abióticos (ar, água, solo) da biosfera, e às vezes pode se acumular durante um longo período de tempo em um mesmo lugar. É por meio dos ciclos biogeoquímicos que os elementos químicos e compostos químicos são transferidos entre os organismos e entre diferentes partes do planeta. O estudo e a compreensão dos ciclos biogeoquímicos pode ajudar a identificar potenciais impactos ambientais causados pela introdução de substâncias potencialmente perigosas nos diversos ecossistemas [1]. Todo ser vivo reage com seu ambiente e produz resíduos. A menos que o ambiente possa dispô-los convenientemente, pela autodepuração, eles poderão intervir no ciclo vital. As relações entre espécies e ambiente físico caracterizam-se por uma constante permuta dos elementos, em uma atividade cíclica, a qual, por compreender aspectos de etapas biológicas, físicas e químicas alternantes, recebe a denominação geral de Ciclo Biogeoquímico. Na verdade, o fenômeno é estritamente cíclico apenas em relaçào ao aspecto químico, no sentido de que os mesmos compostos químicos alterados se reconstituem ao final do ciclo, enquanto que o aspecto físico das rochas não se regenera, necessariamente. Assim, há uma espécie de intercâmbio contínuo entre meio físico, denominado abiótico (relativo à parte sem vida do meio físico) e o Biótico (conjunto de seres vivos), sendo esse intercâmbio de tal forma equilibrado, em relaçào á troca de elementos nos dois sentidos, que os dois meios se mantêm praticamentes constantes.

[Ciclo da Água]


A água da Terra - que constitui a hidrosfera - distribui-se por três reservatórios principais: os oceanos, os continentes e a atmosfera, entre os quais existe uma circulação contínua, o ciclo da água ou ciclo hidrológico. Este ciclo é responsável pela renovação da água no planeta.
O movimento da água no ciclo hidrológico é mantido pela energia solar e pela gravidade.
Na atmosfera, o vapor de água que forma as nuvens pode transformar-se em chuva, neve ou granizo dependendo das condições climatológicas. Essa transformação provoca o fenómeno atmosférico ao qual se chama precipitação.


[Ciclo do Carbono]



Esquema do ciclo do carbono.
O Carbono (C) é o quarto elemento mais abundante no Universo, depois do Hidrogénio (H), Hélio (He) e o Oxigénio (O), e é o pilar da vida como a conhecemos.
Existem basicamente duas formas de carbono, uma orgânica, presente nos organismos vivos e mortos, não decompostos, e outra inorgânica, presente nas rochas.
No planeta Terra o carbono circula através dos oceanos, da atmosfera, da terra e do seu interior, num grande ciclo biogeoquímico. Este ciclo pode ser dividido em dois tipos: o ciclo “lento” ou geológico, e o ciclo “rápido” ou biológico.

[Ciclo do Nitrogênio]

O ciclo do nitrogênio ou ciclo do azoto é o ciclo biogeoquímico que comporta as diversas transformações que este elemento sofre no seu ciclo entre o reino mineral e os seres vivos.



Ciclo do nitrogênio ou ciclo do azoto
O processo pelo qual o nitrogênio ou azoto circula através das plantas e do solo pela ação de organismos vivos é conhecido como ciclo do nitrogênio ou ciclo do azoto. O ciclo do nitrogênio é um dos ciclos mais importantes nos ecossistemas terrestres. O nitrogênio é usado pelos seres vivos para a produção de moléculas complexas necessárias ao seu desenvolvimento tais como aminoácidos, proteínas e ácidos nucleicos.

9 comentários:

  1. Karamba muito bom estes esquemas dos ciclos... Estão muito bem ilustrados, parabéns pelo este ótimo trabalho.
    abraço

    ResponderExcluir
  2. É muito interessante analisar os ciclos da água, carbono e nitrogênio.
    Estudar o ciclo da água, é saber como a água atua na atmosfera. O carbono é um dos elementos mais importantes da terra; ele pode ser encontrado nos animais em decomposição, o carbono tem atividade na atmosfera do planeta. o ciclo do nitrogênio atua nos vegetais, plantas, seres vivos provocando transformações químicas.

    ResponderExcluir
  3. Karlla,Mirella,Janaina,Andressa3 de setembro de 2009 às 04:55

    Os ciclos biogeoquimicos, se dividem em varios ciclos: da agua,do carbono,do nitrogenio,camada de ozonio.nós gostamos da aula podemos aprender,porque podemos aprender sobre as principais conponentes que precisamos para nossa vida...

    ResponderExcluir
  4. EU GOSTARIA DE FALR SOBRE O CICLO DA ÁAGUA QUE NO MEU PONTO DE VISTA É O MAIS IMPORTANTE PARA TODOS NOS HUMANOS:

    Ciclo da Água

    Chamamos de ciclo hidrológico, ou ciclo da
    água, à constante mudança de estado da água na natureza.
    A existência da água em vários estados permite
    a existência da erosão da superfície terrestre. Não fossem as forças
    tectônicas, que agem no sentido de criar montanhas, hoje a Terra seria um
    planeta uniformemente recoberto por uma camada de 3 km de água salgada.
    Em seu incessante movimento na atmosfera e nas
    camadas mais superficiais da crosta, a água pode percorrer desde o mais simples
    até o mais complexo dos caminhos.

    PROFESOR ESS AMINHA FOI CRIADA ATRVÉS DE FONTES DE PESQUISAS DO GOOGLE E FIS UMA PEQUENA REDAÇÃO PARA PODER FORMAR A MINHA DEFINIÇÃO!

    ResponderExcluir
  5. Blz! tô acompanhando o desenvolvimento de todos daqui do blog, continuem comentando.

    ResponderExcluir
  6. Os Ciclos Biogeoquímicos são muito interessantes... Mas, o ciclo hidrológico que chama a minha atenção, porque é ele que renova a água do nosso planeta. Começa com a vaporização da água, que chega nas nuvens e volta por meio de chuva... E assim por diante!
    Um processo bem legal, e que pelo menos a parte da chuva a gente vê, diferentemente do ciclo do carbono e do nitrogênio, que a gente sabe que existe, mas nem dá pra ver a olho nu.

    ResponderExcluir
  7. O ciclo do carbono pode ser dividido em dois tipos:o ciclo "lento" ou geològico, e o ciclo "rapido" ou biológico. No nosso planeta, o ciclo do carbono acontece através dos oceanos, da atmosfera, da terra e do seu interior... È super interessante o ciclo biogeoquímico, todo um percuso sendo realizado para a preservaçáo da vida!

    ResponderExcluir
  8. OS PRINCINPAIS ciclos sao os do carbono,atomos de carbono se incarporam em compostos organicos atraves da fotossintese ,da aqua,do oxigenio e do fosforo.
    conclusao tirada das explicaçoes e um pouco de pesqisa

    ResponderExcluir
  9. Esse ciclos estão extremamente ligado com a nossa vida, uns por que o ser humano não conseguir absorve na atmosfera precisamos que outras espécies se nutra e o ser humano nutra dessa espécies.

    ResponderExcluir