segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Capítulo 13 [Fundamentos da Ecologia.]

- [ FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA ].


[ O que é Ecologia? ]

Ecologia é um conceito que a maioria das pessoas já possui intuitivamente, ou seja, sabemos que nenhum organismo, sendo ele uma bactéria, um fungo, uma alga, uma árvore, um verme, um inseto, uma ave ou o próprio homem, pode existir autonomamente sem interagir com outros ou mesmo com ambiente físico no qual ele se encontra. Ao estudo dessas inter-relações entre organismos e o seu meio físico chama-se Ecologia.





Mas, para termos uma definição histórica: “Pela palavra ecologia, queremos designar o conjunto de conhecimentos relacionados com a economia da natureza - a investigação de todas as relações entre o animal e seu ambiente
orgânico e inorgânico, incluindo suas relações, amistosas ou não, com as plantas e animais que tenham com ele contato direto ou indireto, - numa palavra, ecologia é o estudo das complexas inter-relações, chamadas por Darwin de condições da luta pela vida”. Foi assim que Ernest Haeckel, em 1870, definiu ecologia.
Assim, como em qualquer outra área, em Ecologia são definidas unidades de estudo, as quais são fundamentais para melhor compreensão desta Ciência. Utilizando-se um modelo de níveis de organização, fica mais fácil de compreendermos as unidades de estudo da Ecologia.



[ B I O S F E R A ]


Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. É um conceito da Ecologia, relacionado com os conceitos de litosfera, hidrosfera e atmosfera. Incluem-se na biosfera todos os organismos vivos que vivem no planeta, embora o conceito seja geralmente alargado para incluir também os seus habitats, passando a biosfera a ser tratada como o conjunto de todos os biociclos englobando assim toda a zona habitável de um planeta.




O termo "Biosfera" foi introduzido, em 1875, pelo geólogo austríaco Eduard Suess. Entre 1920 e 1930 começou-se a aplicar o termo biosfera para designar a parte do planeta ocupada pelos seres vivos. O conceito foi criado por analogia a outros conceitos empregues para nomear partes do planeta, como, por exemplo, litosfera, camada rochosa que constitui a crosta, e atmosfera, camada de ar que circunda a Terra. Biosfera é o conjunto de todas as partes do planeta Terra onde existe ou pode existir vida. A biosfera é um tanto irregular, devido à escassez, ou mesmo inexistência, de formas de vida em algumas áreas. Os seus limites vão dos fins das mais altas montanhas até às profundezas das fossas abissais marinhas. A vida na Terra terá surgido há cerca de 3800 milhões de anos.


[ Populações, comunidades e biótopos ]


População:

As populações de seres vivos são estudadas em particular em Biologia populacional e Genética de populações, ramos da Ecologia.
Uma espécie pode incluir uma ou mais populações separadas. Uma população pode consistir em apenas alguns indivíduos ou em milhões deles, desde que esses indivíduos de facto produzam descendência. Um grupo de indivíduos que não se pode reproduzir não constitui uma população. Assim, por exemplo, as últimas 10 andorinhas da subespécie Ammodramus maritimus nigrescens, nativa do Sul dos Estados Unidos, não constituíam uma verdadeira população, pois eram todas machos.




Embora os indivíduos de uma população possam estar limitados a se reproduzir entre si devido ao isolamento físico, biologicamente podem reproduzir-se com todos os outros membros da
espécie ou subespécie.
A densidade populacional corresponde ao número de indivíduos por unidade de área.
A capacidade máxima de uma área geográfica representa a população máxima que essa área pode suportar.


Comunidades:
O termo "comunidade" tem uma história de uso bastante flexível na literatura ecológica, quase sempre para fazer referência a um agrupamento de espécies que vivem temporariamente juntas. Dos três níveis tradicionais de estudo em ecologia (organismos individuais, populações de indivíduos, comunidades de espécies), a comunidade representa o mais arbitrário e abstrato de todos, pois, como nem todas as espécies que vivem juntas interagem de modo significativo, muitas vezes é difícil decidir quem participa ou não da comunidade. A rigor, na ausência de mudanças bruscas de hábitat, quando a paisagem natural tende então a diferir de modo mais evidente, a delimitação de comunidades é quase sempre uma decisão arbitrária, que varia de acordo com os interesses do observador.



Dificuldades metodológicas e operacionais, no entanto, não impedem que comunidades sejam um foco recorrente de estudos científicos. Antes de mais nada, o enfoque comunitário é necessário para investigar de modo apropriado uma série de fenômenos ecológicos emergentes (ciclagem de nutrientes, mimetismo, partilha de recursos, sucessão etc.), que não poderiam ser explicados ou reduzidos ao nível populacional - a exemplo, aliás, do que ocorre com atributos populacionais, que não podem simplesmente ser reduzidos ao nível individual.

Biótopos:

Em Ecologia, um biótopo ou ecótopo (do grego βιος - bios = vida + τόπoς = lugar, ou seja, lugar onde se encontra vida) é uma região que apresenta regularidade nas condições ambientais e nas populações animais e vegetais.[1] Corresponde à menor parcela de um habitat que é possível discernir geograficamente.

Para viver, a biocenose depende de fatores físicos e químicos do meio ambiente. No exemplo duma floresta, o biótopo é a área que contém um tipo de solo (com quantidades típicas de minerais e água) e é afetada por um determinado clima (umidade, temperatura, grau de luminosidade e outros fatores). Os fatores abióticos dum biótopo afetam diretamente a biocenose, e também são por ela influenciados. O desenvolvimento de uma floresta, por exemplo, modifica a umidade do ar e a temperatura de uma região.


[ Habitat e Nicho Ecológico ]


Quando estudamos as relações ecológicas entre as espécies biológicas, tanto plantas quanto animais, é comum, no entanto errado, confundir ou mesmo associar o Habitat de uma determinada espécie ao Nicho Ecológico que a mesma ocupa.

Portanto, o termo Habitat refere-se ao lugar que um organismo ocupa no ecossistema, e o nicho ecológico à descrição do seu modo de
vida.

Através de uma analogia simples temos:

O hábitat representa o endereço de um organismo no ecossistema;
E o nicho ecológico corresponde ao papel que o organismo desempenha dentro desse ecossistema.

Quando dizemos que o Tamanduá Bandeira (Myrmecophaga tridactyla) é um animal típico do cerrado, referimos ao seu habitat, porém quando dizemos que essa espécie é grande predador de formigas, referimos ao nicho ecológico desse animal.


[ O ambiente (hábitat) e o hábito alimentar (nicho ecológico), do tamanduá. ]



5 comentários:

  1. Muito bom trabalho Leo!!!
    Parabéns pelo ótimo apoio q vc nos dá no blog.
    Sua generosidade e atenção com o blog merecem sempre agradecimentos.
    Vlw, abraço.
    PS.: Galera vamos comentar!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Prof!
    estudar ecologia no meu ponto de vista, é saber conhecer, identificar, analisar espécies de seres vivos e organismos microscópicos... ter um conhecimento relacionado com o meio ambiente mais amplo através de teorias, imagens, amostras... Sobre a Biosfera, é a camada em que se localiza a vida terrestre. Acho que a Biosfera pode ser localizada por nós em qualquer lugar, em uma montanha por exemplo, se tem animais, isso é biosfera. As populações, comunidades, biótopos e nicho ecológicos, são palavras que se assemelham bastante, devido à forma com que os animais interagem entre si; se protegendo, ou caçando; e os lugares em que habitam como os rios, planaltos, planicies florestas... dentre outros. ^^

    ResponderExcluir
  3. A ECOLOGIA RESUMINDO É O TUDO NA NOSSA VIDA, POIS É COM ELA QUE APRENDEMOS COMO CUIDAR E PRESERVAR O NOSSO MEIO AMBIENTE Q PRA MIM E O MAIS IMPORTANTE NA NOSSA VIDA, PQ NÃO CONSEGUIRIAMOS VIVER SEM TER UM AR LIMPO PARA RESPIRARMOS!

    ResponderExcluir
  4. Ecologia, é um palavra que está em moda , mas não por acaso porque nós mesmo não cuidado bem do que Deus fez pra gente viver, cabe a nós apagar o pavio que foi aceso por nosso avos

    ResponderExcluir
  5. muitooo legal o seu Blog...gostei bastante,pois pude entender e elaborar meu trabalho de Biologia. vou sempre acessar agora!! Parabéns!

    ResponderExcluir