domingo, 27 de setembro de 2009

Capítulo 15 [Dinâmica das populações Biológicas.]

[Densidade Populacional.]

Dinâmica populacional à disciplina que estuda as variações na abundância das populações de seres vivos. O estudo da dinâmica das populações naturais é importante na ecologia para que possamos compreender o que ocorre nos ecossistemas de equilíbrio. Para avaliar o desenvolvimento de uma população, é preciso conhecer certos atributos que lhe são característicos: (N), (M), (I), (E).
Numa população animal, são os seguintes os fatores que alteram os seus números:
Taxa de natalidade (N) Número de indivíduos que nascem em um determinado intervalo de tempo.
Taxa de mortalidade (M)Número de indivíduos que morrem em um determinado período de tempo.
Taxa de imigração (I) Número de indivíduos que chegam a uma população.
Taxa de emigração (E) Número de indivíduos que saem de uma população.
Densidade populacional (D) é a relação entre o número de indivíduos que compõem determinada população e o espaço ocupado por eles. D = n° de indivíduos/espaço.
Para uma população em equilíbrio, temos: N+I = M+E.

Densidade Populacional = Nº de Indivíduos / Área ou Volume.

[Regiões Zoogeográficas]

Zoogeografia é o ramo da biogeografia que estuda a distribuição geográfica das espécies animais. Além de mapear a distribuição atual das espécies, os zoogeógrafos formulam teorias para explicar essa distribuição, baseados em informações sobre geografia, fisiografia, clima, e história geológica, assim como o conhecimento da história evolutiva dos animais e as relações entre eles.




         As grandes regiões biogeográficas
Castanho: neotropical ; Azul: neoártica; Verde vivo :paleártica; Laranja: afro-tropical; Vermelho: indo-malaia; Verde seco: australiana.

Um dos pioneiros dos estudos zoogeográficos foi Alfred Russel Wallace, que em 1860 tratou da distribuição dos animais na Malásia e na Austrália, em estudo que deu origem à obra "The Geographical Distribution of Animals" (1875; "A distribuição geográfica dos animais"), depois complementada em "Island Life" (1880; "Vida das ilhas"). A divisão do globo em regiões faunísticas proposta por Wallace, com pequenas alterações e ampliações, ainda é aceita na atualidade. Importância da zoogeografia. O        interesse dos estudos zoogeográficos dependem em grande parte da influência indireta que os animais exercem sobre as atividades humanas. Assim, por exemplo, o conhecimento das áreas de caça serve não só para a obtenção de alimentos, como para o aproveitamento comercial das peles, e o conhecimento da distribuição da fauna da plataforma continental, para fins de pesca.

No rol dos prejuízos que os animais acarretam à vida humana, incluem-se as doenças transmitidas principalmente por insetos -- doença do sono, febre amarela, malária, dengue -- e a perda de lavouras que sofrem o ataque de pragas como os gafanhotos. A ação humana também tem sido destrutiva em muitos casos, produzindo não só migrações em massa, mas também a quase extinção de algumas espécies. É o caso da ararinha-azul e do Mico-leão-dourado, por exemplo. Para preservar algumas espécies raras, mantendo-as em seu ambiente normal, têm sido criados, em vários países, parques nacionais e reservas.







* Taxa de crescimento populacional




T.C. Absoluto = Nf - Ni / T
T.C. Relativo = Nf - Ni / Ni / T

Continuação:

Uma população natural é formada pelo conjunto de indivíduos da mesma espécie, que ocupam uma certa área, num tempo determinado.
As populações estão continuamente sofrendo alterações em seu tamanho, devido às taxas de natalidade, mortalidade, imigração e emigração, mas o tamanho das populações naturais permanece em equilíbrio, em harmonia com os fatores abióticos que interferem na estrutura destas populações.
O potencial biótico de uma população é a sua capacidade de reprodução e, portanto, de aumentar o número de indivíduos em certa área, em condições favoráveis.
Apesar de muitas espécies apresentarem um potencial biótico elevado como os insetos, peixes, ostras entre outras, ao longo do tempo as populações mantêm-se constantes devido a ação da resistência ambiental.
A resistência ambiental é a própria ação da seleção natural sobre as populações, tais como a limitação de alimento e espaço, competição intra e interespecífica, predação, parasitismo, entre outros fatores.
O gráfico a seguir mostra o comportamento da curva de crescimento das populações naturais com a interferência da resistência ambiental.

O crescimento de uma população natural obedece a uma curva sigmóide conforme observado no gráfico acima, onde podemos notar várias fases no crescimento populacional.
Fase A: crescimento lento, fase de adaptação da população ao ambiente, também chamada de fase lag.
Fase B: crescimento acelerado ou exponencial, também chamada de fase log.
Fase C: a população está sujeita aos limites impostos pelo ambiente, a rsistência ambiental é maior sobre a população.
Fase D: estabilização do tamanho populacional, onde ocorre oscilações do tamanho populacional em torno de uma média.
Fase E: é a curva teórica de crescimento populacional sem a interferência dos fatores de resistência ambiental.


1. Densidade Populacional
A densidade populacional é definida como sendo o número de indivíduos de uma espécie que ocupam uma certa área num ambiente terrestre ou certo volume num ambiente aquático.
Através da densidade populacional pode-se comparar diferentes populações em relação ao espaço ou volume ocupado em diferentes ecossistemas.
Existem alguns fatores que interferem diretamente na densidade das populações como a taxa de natalidade (N), taxa de mortalidade (M), taxa de imigração (I) e a taxa de emigração (E), que podem ser consideradas como atributos de uma população.
A taxa de natalidade é a velocidade com que os indivíduos nascem e são adicionados à população, dependendo do potencial biótico da população.
A taxa de mortalidade é a velocidade com que os indivíduos morrem e são eliminados da população, sendo dependente de fatores como a predação, o parasitismo, doenças, entre outros.
A taxa de imigração é a velocidade com que indivíduos provenientes de outras áreas entram numa população.
A taxa de emigração é a velocidade com que indivíduos deixam uma população e dirigem-se para outras áreas.
2. Os Fatores Abióticos e Bióticos sobre as Populações
O tamanho das populações é regulado pela interferência de fatores bióticos ou ambientais que atuam como fatores de seleção natural como predatismo, parasitismo, competições, entre outras.
Os fatores abióticos que interferem no tamanho das populações estão relacionados ao ambiente onde esta população está presente como a umidade, salinidade, pH, temperatura, oxigenação, entre outros.

3. O Crescimento Populacional da Espécie Humana
A população humana apresenta um comportamento de crescimento populacional diferenciado em relação às demais populações naturais, apresentando uma curva de crescimento em "J", com crescimento populacional acelerado, numa fase log acentuada como podemos observar pelo gráfico representado abaixo.
O crescimento populacional humano é diferente de qualquer outra população natural, pelo fato de estar em contínuo crescimento, pois os mecanismos de seleção natural que atuam nas populações naturais, não atuam da mesma forma na população humana devido aos avanços tecnológicos na agricultura para produção de alimentos, as cirurgias, a produção de antibióticos, entre outros.

5 comentários:

  1. dinâmica populacional estuda as variações na abundância das populações de seres vivos. O estudo da dinâmica das populações naturais é importante na ecologia para que possamos compreender o que ocorre nos ecossistemas de equilíbrio.

    ResponderExcluir
  2. NA AULA DE DIMANICA PODEMOS VER A IMPORTÂNICA DESSE TEMA, POIS ESSE TEMA NOS MOSTRA QUE PARA COMPREENDER O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO DEVEMSO TER CONHEÇIMENTO DA TAXA DE NATALIDADE, TAXA DE MORTALIDADE, A TAXA DE EMGRAÇÃO E IMIGRAÇÃO E AINDA A DENSIDADE POPULACIONAL!

    COM ESSAS TAXAS PODEMOS DESENVOLVER UM CRESCIMENTO ÓTIMO PARA O MUNDO!

    ResponderExcluir
  3. ´- Foi um assunto bem diversificado, pois além de biologia é geografia, além de ter reforçado bem as duas matérias.

    ResponderExcluir
  4. vendo pelo o lado da area que pretendo atuar, tem a parte dos calcular, isso ajuda numa questão de matematica tb, pq podemos usar porcentagem e tb um expressão albebrica pra saber a quantidade de um população de uma area qualquer.

    ResponderExcluir
  5. adorei o blog tinha tudo o que eu precisava

    ResponderExcluir