segunda-feira, 27 de julho de 2009

Filme: A marcha dos piguins


Em um cenário de gelo desértico, surge uma bela história da natureza que se repete há milênios e da qual depende a manutenção da espécie: a marcha de milhares de pingüins imperadores em busca do par perfeito.
Por instinto, enfileirados aos montes, machos e fêmeas deixam seu habitat natural em direção ao deserto gelado da Antártica em uma maratona de bravura e sobrevivência até realizar seu ritual de acasalamento.
O documentário mostra a inversão de papéis entre pingüins machos e fêmeas, onde o casal se separa após um breve tempo suficiente para a fecundação. A fêmea deixa o ovo para ser chocado pelo macho, enquanto retorna para o mar em busca de alimento.
Meses se passam e os pingüins machos têm a árdua tarefa de aquecer e proteger o rebento, à espera do re torno de suas fêmeas. A nova família de pingüins terá que se reunir no prazo máximo de 48 horas para que o novo membro receba comida, caso contrário, não sobrevi verá.
O reencontro com as fêmeas dá largada à corrida dos machos em di reção às águas do Oceano Antártico, a marcha dos famintos. Caberá agora, às fêmeas, a tarefa de preparar os filhos para a vida adulta, até que possam se arriscar sozinhos no mar. Assim, o ciclo se fecha até chegada do próximo Outono.



Ficha Técnica:
Título Original: La Marche de L'Empereur
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 85 minutos
Ano de Lançamento (EUA / França):
2005
Site Oficial: www.marchofthepenguins.com
Estúdio: Le Studio Canal+ / Wild Bunch / Buena Vista International Film Production France / APC / Institut Paul-Emile Victor / Bonne Pioche / French Polar Institute / National Geographic Films
Distribuição: Buena Vista International / Warner Independent Pictures / Lumière
Direção: Luc Jacquet
Roteiro: Michel Fessler, baseado em roteiro de Luc Jacquet
Produção: Yves Darondeau, Christophe Lioud e Emmanuel Priou
Música: Emilie Simon
Fotografia: Laurent Chalet e Jérôme Maison
Edição: Sabine Emiliani

Elenco:
Charles Berling (Narrador)
Romane Bohringer (Narrador)
Jules Sitruk (Narrador)
Morgan Freeman (Narrador - versão americana)
Antônio Fagundes (Narrador - versão brasileira)
Patrícia Pillar (Narrador - versão brasileira)

19 comentários:

  1. Blz pessoal!!!! O blog do 3º ano F prata manhã, já está disponível p/ comentários, postagens de fotos e matérias referentes aos conteúdos e contextos da biologia. Estas atividades aqui propostas estarão sendo monitoradas e avaliadas por mim. O objetivo deste blog é subsidiar e aprofundar cohecimentos inerentes ao curso básico da biologia. Então sejam criativos e postem seus comentários, valendo lembrar que nesta primeira atividade será relacionar o filme "a marcha dos pinguins" com a teoria da evolução proposta com Charles Darwin.
    Abraço a todos e bom trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Lucivânia e Isabella nascimento4 de agosto de 2009 às 03:57

    O filme mostra o processo de evolução!!!
    A marcha dos pinguins nos trouxe a capacidade de refletir sobre o processo evolutivo desses animais, e que hoje eles não evoluem mais porque ja encontram-se adaptados ao longo dos tempos...

    ResponderExcluir
  3. Lucivânia e Isabella nascimento4 de agosto de 2009 às 04:07

    O filme tambem mostra o processo de reprodução dessa especie, onde a fêmea desempenha o papel de reproduzir e voltar para o oceano e se alimentar, enquanto o filhote nasce. Assim então o macho Cuida e protege do filhote, ajudando-o nos primeiros dias de vida o protegendo do frio e dos predadores...

    ResponderExcluir
  4. PRISCILLA RENALLY E JOSÉ DA SILVA4 de agosto de 2009 às 04:14

    O filme relata a vida dos pinguins.O seu processo evolutivo,ja não é mais como antigamente pois eles ja se adaptaram ao longos dos anos.
    O meio de reprodução é bem interessante,enquanto a femea viaja em busca de alimento o macho choca o ovo .

    ResponderExcluir
  5. Vamos lá pessoal, mais comentários, kd a turma do 3ºf? Abraço

    ResponderExcluir
  6. Valeria de Sousa Figueiredo5 de agosto de 2009 às 15:24

    O filme relata a vida dos pinguins. Mostrando as suas dificuldades , e o modo como eles vivem e o mas interessante que achei é o fato de que por mais dificil que seja o modo da reprodução deles enfrentam embora muitas vezes nao terem resultado promissor, mas eles mostram a forca de vontade de reproduzirem, mas agora nao é mais assim o seu processo de evolução pois ja estao
    adaptados.Gostei muito do filme, muito interessante e eu aprendi muito tambem. valeu Fabricio.

    ResponderExcluir
  7. O filme documentado pelos "próprios pinguins" mostra a luta destes por sua preservação e procriação da espécie, uma marcha pelos continentes em busca de um "amor" e de um filhote, mostra que mesmo irracionais tem atitudes que muitos humanos deveria ter; cuidado, divisão de tarefas, compreenção e ainda mais mostra a participação do macho no cuidado para sobrevivência do filhote.
    Elizabeth

    ResponderExcluir
  8. o filme relata o ciclo para encontra o par perfeito.os pinguins deixam seu habitat natural em direcão ao deserto gelado para realizar o ritual do acasalamento ,no perildo de fecundacao a inversao de papeis entre pinquins.A femea deixa o ovo para o macho cuidar e aquecer ate que elas voltem.Agora cabe as femeas prepara os filhotes para vida adulta.assim se fegha o ciclo

    ResponderExcluir
  9. O filme mostra a luta dos pinguins para procriar, ou seja, para preservar sua especie.. Mostra o qnto é dificil, o caminho que eles percorrem.. E tbm mostra que nem todos conseguem.. Mas o mais interessante, na minha opinião é que ao encontrar o 'amor verdadeiro' ele sempre será com o mesmo pinguin.. É isso aí, a marcha dos pinguins é um filme muito interessante e muito educativo, valeu a pena ter assistido (:

    ResponderExcluir
  10. O filme relata a luta dos pinguins pela sobrevivencia e pela preservação da especie... Mesmo em meio as dificuldades, mas eles permanecem lutando a casa dia. E isso nos traz uma lição de vida..

    ResponderExcluir
  11. Janaina,karlla e Andressa : )10 de agosto de 2009 às 06:27

    O filme mostra a tentativa dos pinguins de encontrar seu par perfeito,para que possam se reproduzir no meio em que vivem,lutando pela sua sobrevivência no deserto da Antártica, assim as feméas vão em busca de alimemto e enfrentam seus predadores ,enquanto os machos cumprem a dificil tarefa de aquecer os ovos,após o nascimento, as fêmeas preparam seus filhotes para a fase adulta ...

    ResponderExcluir
  12. O filme apresenta as várias marchas feitas pelos pinguins, em busca da sua sobrevivência e também para a procriação da sua espécie. Os pinguins são um exemplo de parceria ente o casal, tantos os machos como as fêmeas cuidam para que os filhotes possam sobreviver aos inúmeros fatores de dificuldade que eles encontram ao longo de sua criação. O documéntario é mesmo muito bom... vale a pena assistir!!

    ResponderExcluir
  13. Karlla,Janaína e Andressa : ) ♥♥♥10 de agosto de 2009 às 06:49

    A aula do dia 10/08 foi sobre ecologia,ecossistema,nincho ecologico,habitat,população,comunidade,biotipos. DEFINIÇÃO
    ecoligia:eco-casa,logia-estudo,sendo assim estudo da casa,referente a varias especiés que vivem no meio ambiente.
    habitat: o lugar em que vivem as espécies.
    População: um lugar onde vive uma determinada espécie
    Comunidade:um lugar onde vive varias espécies.
    Biotipos; são os fatores ficos,quimicos e geograficos do meio ambiente.
    Aprendemos tambem a diferença entre ambientalistas e ecologistas:
    Ambientalistas: São todos os seres que se preocupam com a natureza
    Ecologistas:São profissionais que estudam toda a ecologia. assim aprendemos boa parte sobre os fundamentos da ecologia,muitas coisas sobre o nosso dia a dia...

    ResponderExcluir
  14. O filme relata a vida e sobrevivência do pinquim imperador,na batalha por sua vida e de seus filhotes,que por sua vez são indefesos e são alvos de predadores que por muitas vezes tiram suas vidas da forma mais cruel possível.

    ResponderExcluir
  15. O filme a marcha dos pinguins nos mostra a seleção natural do ambiente e como eles conseguem se reproduzir e manter a espécie, esse e o principal objetivo da evolução.
    Eles fazem uma caminhada de vários dias para chegarem ate o Oamok onde realizam o grande baile, uma famosa dança onde realizam "o acasalamento".
    Há muitos anos os pinguins fazem essa marcha eles seguem as mesmas tendências há varias gerações. As fêmeas que disputam os machos, elas acham que um macho casado e um macho perdido. Nove meses do inverno os pinguins ficam juntos o próprio corpo deles serve de ninho para os ovos.
    O metabolismo da fêmea durante a reprodução e maior que o do macho (sobreviver na água e bem mais fácil para os pinguins do que sobreviver na terra, porque há mais calor do que frio isso porque os pinguins são mais adaptados no oceano). Após a marcha das fêmeas em busca do alimento ocorre a marcha dos machos, quando elas voltam há poucos filhotes vivos, as fêmeas ficam com os filhotes durante um certo tempo e depois elas vão embora deixando os filhotes sozinhos, ou aos cuidados de outras mães, esperando os machos (os pais) os filhotes já grandes andam em sua primeira marcha, A marcha dos filhotes livres.
    Logo depois ocorre a marcha da separação onde o amor e dança, acabam e eles ficam três meses no mar.

    Fim

    ResponderExcluir
  16. Gostei de ver, estão participando efetivamente. valeu 3F.

    ResponderExcluir
  17. Eu achei o filme muito interessante porque relata a luta que os pinguins têm para se reproduzir, e sobreviver e ainda mais para proteger o ovo. E também por eles seguirem a mesma rota em cada período de acasalamento. São animais muito inteligentes.

    ResponderExcluir
  18. dei o maior valor algo pinguins, o que eles fazem pra que a especie continue

    ResponderExcluir
  19. o filme é bem interessante, o Diretor é brilhante em criar com músicas e frases a emoção das cenas. Em um cenário nada usual que desvenda um mundo pouco conhecido e nos mostra a riqueza instintiva dos pingüins. Por instinto, enfileirados aos montes, machos e fêmeas deixam seu habitat natural em direção ao deserto gelado da Antártica em uma maratona de bravura e sobrevivência pela preservação da espécie.

    ResponderExcluir