segunda-feira, 27 de julho de 2009

Filme: A marcha dos piguins


Em um cenário de gelo desértico, surge uma bela história da natureza que se repete há milênios e da qual depende a manutenção da espécie: a marcha de milhares de pingüins imperadores em busca do par perfeito.
Por instinto, enfileirados aos montes, machos e fêmeas deixam seu habitat natural em direção ao deserto gelado da Antártica em uma maratona de bravura e sobrevivência até realizar seu ritual de acasalamento.
O documentário mostra a inversão de papéis entre pingüins machos e fêmeas, onde o casal se separa após um breve tempo suficiente para a fecundação. A fêmea deixa o ovo para ser chocado pelo macho, enquanto retorna para o mar em busca de alimento.
Meses se passam e os pingüins machos têm a árdua tarefa de aquecer e proteger o rebento, à espera do re torno de suas fêmeas. A nova família de pingüins terá que se reunir no prazo máximo de 48 horas para que o novo membro receba comida, caso contrário, não sobrevi verá.
O reencontro com as fêmeas dá largada à corrida dos machos em di reção às águas do Oceano Antártico, a marcha dos famintos. Caberá agora, às fêmeas, a tarefa de preparar os filhos para a vida adulta, até que possam se arriscar sozinhos no mar. Assim, o ciclo se fecha até chegada do próximo Outono.



Ficha Técnica:
Título Original: La Marche de L'Empereur
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 85 minutos
Ano de Lançamento (EUA / França):
2005
Site Oficial: www.marchofthepenguins.com
Estúdio: Le Studio Canal+ / Wild Bunch / Buena Vista International Film Production France / APC / Institut Paul-Emile Victor / Bonne Pioche / French Polar Institute / National Geographic Films
Distribuição: Buena Vista International / Warner Independent Pictures / Lumière
Direção: Luc Jacquet
Roteiro: Michel Fessler, baseado em roteiro de Luc Jacquet
Produção: Yves Darondeau, Christophe Lioud e Emmanuel Priou
Música: Emilie Simon
Fotografia: Laurent Chalet e Jérôme Maison
Edição: Sabine Emiliani

Elenco:
Charles Berling (Narrador)
Romane Bohringer (Narrador)
Jules Sitruk (Narrador)
Morgan Freeman (Narrador - versão americana)
Antônio Fagundes (Narrador - versão brasileira)
Patrícia Pillar (Narrador - versão brasileira)